Bing promete simplificar e-mails do Webmaster Tools após críticas de usuários

Microsoft reconhece excesso de notificações e diz estar trabalhando para otimizar a comunicação com webmasters

Bing promete simplificar e-mails do Webmaster Tools após críticas de usuários
Empresa estaria ajustando o sistema de notificações da ferramenta para evitar sobrecarga na caixa de entrada de profissionais de SEO e administradores de sites. Créditos: Reprodução/Webmaster Tools.

A Microsoft está de olho no volume de e-mails enviados pelo Bing Webmaster Tools — e promete mudanças.

Segundo Fabrice Canel, executivo da empresa, a equipe está ajustando o sistema de notificações da ferramenta para evitar sobrecarga na caixa de entrada de profissionais de SEO e administradores de sites.

A declaração veio após uma publicação do especialista Martin MacDonald na rede X (antigo Twitter), reclamando do grande número de mensagens recebidas em um curto intervalo.

Em resposta, Fabrice comentou: “Estamos trabalhando para simplificar as coisas”, admitindo que o excesso de alertas realmente pode ser um problema — inclusive para ele mesmo.

As informações foram inicialmente publicadas pelo Search Engine Roundtable, que acompanha as atualizações mais recentes de ferramentas voltadas à otimização de sites.

Canel acrescentou que o aumento no interesse pelo Bing contribuiu para o cenário atual, já que mais profissionais passaram a cadastrar diversos domínios e, consequentemente, a receber mais notificações do que o desejado.

LEIA TAMBÉM: Google registra nova patente para buscas com base no histórico pessoal do usuário

Comunicação mais eficiente está no radar do Bing

A sobrecarga de e-mails não é exatamente uma novidade no universo das ferramentas para webmasters.

O próprio Google já enfrentou desafios semelhantes com o Search Console, ajustando sua forma de comunicação ao longo do tempo para melhorar a experiência do usuário.

Agora, com o Bing ganhando mais atenção no mercado — inclusive com o impulso da inteligência artificial integrada às buscas —, a Microsoft busca garantir que o relacionamento com os webmasters seja mais fluido e eficaz.

Outlook como solução provisória

Em tom bem-humorado, Fabrice revelou que as regras do Outlook foram o que o salvaram do excesso de notificações.

Mas, claro, nem todo mundo conta com filtros avançados para organizar esse tipo de conteúdo.

Por isso, a expectativa é que as próximas atualizações tragam uma experiência mais personalizada, com maior controle por parte dos usuários sobre quais tipos de alertas desejam (ou não) receber.