YouTube testa anúncios em momentos-chave de vídeos e irrita usuários com nova estratégia baseada em IA

Recurso chamado "Pontos de Pico" usa inteligência artificial para exibir publicidade nos trechos mais emocionantes dos vídeos. A ideia é boa para anunciantes, mas péssima para o público

YouTube testa anúncios em momentos-chave de vídeos e irrita usuários com nova estratégia baseada em IA
Novo formato de anúncio do YouTube é pensado para capturar a atenção do usuário no exato momento de maior engajamento. Créditos: Unsplash.

O YouTube está testando um novo formato de publicidade que promete, ou ameaça, mudar a forma como consumimos vídeos na plataforma.

Chamado de “Pontos de Pico”, o recurso utiliza inteligência artificial para inserir anúncios justamente nos trechos mais envolventes dos vídeos.

Sim, bem na hora em que o pedido de casamento acontece, ou quando o plot twist finalmente chega.

A iniciativa foi revelada recentemente pelo site Android Authority, que detalhou como a IA do Google Gemini está sendo usada para identificar os momentos de maior carga emocional ou de engajamento nos vídeos mais populares da plataforma.

E é exatamente ali que o YouTube pretende exibir os novos anúncios.

Para o anunciante, claro, a ideia faz sentido. Você insere sua marca exatamente onde o espectador está mais atento.

Para quem está assistindo, no entanto, é difícil não sentir que a experiência está sendo sabotada, de propósito.

Leia também: YouTube Shorts: Aprenda a impulsionar crescimento e engajamento sustentáveis para sua marca

Entre monetização e frustração, quem ganha é o YouTube

Ainda não está claro se esses anúncios serão puláveis ou não. O que já se sabe é que a plataforma vem buscando novas formas de rentabilizar vídeos com base no comportamento dos usuários.

A IA entra aí como aliada de quem quer capturar atenção e monetizar cada segundo disponível.

Esse não é um movimento isolado. O YouTube também começou a testar resumos automáticos gerados por IA diretamente nos resultados de busca da plataforma, uma iniciativa que discutimos recentemente na SEO Lab ao abordar o impacto das visões gerais com IA sobre o tráfego de vídeos e estratégias de conteúdo.

De modo geral, o YouTube vem pressionando os criadores e usuários a aderirem ao Premium como uma “solução” para anúncios que ele mesmo insere cada vez de forma mais agressiva.

O algoritmo sabe quando você está prestando atenção

A proposta do “Ponto de Pico” é só mais um capítulo na tentativa do YouTube de dominar o tempo e o foco do usuário.

E a IA tem um papel central nisso. Já falamos na SEO Lab sobre outra funcionalidade baseada nesse mesmo princípio: o uso de inteligência artificial para gerar ganchos atrativos nos primeiros segundos de vídeo, aumentando as chances de retenção da audiência.

Agora, o algoritmo também quer determinar o momento exato para interromper o vídeo com um anúncio.

E tudo isso com base em sinais que vão muito além do tempo de exibição: emoções, ritmo, engajamento, tudo passa a ser dado para monetização.

Lei também: YouTube começa a testar Visões Gerais com IA nos resultados de busca

Qual o impacto real disso para quem cria conteúdo?

Para produtores de conteúdo e equipes de marketing, o alerta é claro: entender como esses novos formatos afetam a experiência do usuário é essencial para planejar roteiros, decidir onde investir mídia e até reavaliar o timing dos conteúdos.

O avanço da IA na publicidade digital exige mais do que acompanhar tendências, exige adaptação contínua.

E se a plataforma está usando inteligência artificial para encontrar os pontos mais envolventes do seu vídeo, talvez seja hora de você fazer o mesmo, só que a seu favor.