YouTube começa a testar Visões Gerais com IA nos resultados de busca

Novo recurso pode mudar a forma como os usuários descobrem vídeos — e gerar preocupações entre criadores e marcas

YouTube começa a testar Visões Gerais com IA nos resultados de busca
Novidade está sendo exibida para um grupo limitado de usuários Premium nos Estados Unidos. Créditos: pexels.

O YouTube começou a testar um novo formato de apresentação de conteúdo baseado em inteligência artificial: as chamadas Visões Gerais com IA (ou AI Overviews, em inglês).

A novidade, que está sendo exibida para um grupo limitado de usuários Premium nos Estados Unidos, aparece como um carrossel nos resultados de busca da plataforma, destacando trechos relevantes de vídeos relacionados ao que o usuário pesquisou.

A informação foi divulgada pela Search Engine Land nesta semana, e reacende um debate já conhecido por quem acompanha o impacto da IA nas plataformas do Google.

Afinal, o que parece facilitar a vida do usuário pode acabar interferindo negativamente na distribuição de conteúdo — como vimos acontecer com os sites afetados pelas Visões Gerais da Busca.

Como funciona a AI Overview no YouTube?

O sistema analisa vídeos que têm relação com a consulta do usuário e, por meio de IA, seleciona automaticamente trechos considerados úteis ou informativos.

Esses clipes aparecem organizados em um carrossel, permitindo que o usuário tenha um "resumo em vídeo" antes mesmo de decidir clicar em algum conteúdo específico.

Segundo o YouTube, a funcionalidade é voltada especialmente para buscas como:

  • Comparação de produtos (ex: melhores fones de ouvido com cancelamento de ruído);
  • Sugestões de viagem e lugares (ex: museus para visitar em São Francisco).

LEIA TAMBÉM: Google oficializa links nas Visões Gerais de IA e direciona usuários para mais resultados de busca semelhante

O que muda para criadores e marcas?

Por enquanto, pouca coisa — já que o teste está restrito a um pequeno grupo de usuários Premium e a algumas consultas em inglês.

Mas, se a funcionalidade for implementada em larga escala, ela pode mudar significativamente a dinâmica de descoberta de vídeos.

A principal dúvida é: os trechos destacados na Visão Geral vão aumentar o engajamento ou substituir o clique nos vídeos?

A preocupação é válida, especialmente depois do impacto que o AI Overview da Busca teve no tráfego de muitos sites.

Já discutimos aqui na SEO Lab como a implementação das Visões Gerais de IA no Google resultou em uma queda na visibilidade de páginas orgânicas — e o receio agora é que o mesmo efeito se repita no YouTube.

O fato de o YouTube — que pertence ao Google — estar testando uma versão similar em sua própria plataforma mostra que essa lógica de “resumos assistidos por IA” pode se tornar cada vez mais presente no ecossistema da empresa.