Site do Studio Ghibli sai do ar após polêmica com o ChatGPT

Queda do site acontece após polêmica sobre o uso de IA para recriar a estética do estúdio, reacendendo debate sobre direitos autorais e apropriação artística

Site do Studio Ghibli sai do ar após polêmica com o ChatGPT
Meme da Nazaré no estilo da animação do Studio Ghibli Reprodução/Twitter @fabriciocarraro

O site oficial do Studio Ghibli ficou fora do ar no final da tarde desta quarta-feira (2), gerando especulações sobre uma possível relação com a recente polêmica envolvendo a criação de imagens no estilo do estúdio por meio de inteligência artificial.

Explosão de imagens no estilo Ghibli e a polêmica com a IA

Nos últimos dias, a internet foi inundada por ilustrações inspiradas no traço característico do Studio Ghibli, criadas com a nova ferramenta de geração de imagens do ChatGPT.

Segundo informações do site G1, o recurso, lançado recentemente pela OpenAI, conquistou 1 milhão de usuários em apenas uma hora, segundo o CEO da empresa, Sam Altman.

Apesar do sucesso, a tendência levantou preocupações sobre direitos autorais e o uso de estilos artísticos por sistemas de inteligência artificial.

LEIA TAMBÉM: Google ranqueia bem páginas traduzidas por IA do Reddit e gera dúvidas sobre política de conteúdo

A OpenAI já foi alvo de críticas de mais de 400 atores, cineastas e músicos, que acusaram a empresa de tentar “enfraquecer ou eliminar” proteções legais para o uso de obras protegidas no treinamento de IA.

Além disso, a funcionalidade lançada pelo Chat GPT, que permite criar imagens, também foi alvo de críticas, após plataforma se recusar a criar uma imagem de uma "mulher sex", mas aceitar criar a de um "homem sex".

Declaração polêmica de Hayao Miyazaki volta à tona

Com a viralização das imagens inspiradas no Studio Ghibli, uma antiga declaração do lendário diretor Hayao Miyazaki ressurgiu.

Em 2016, Miyazaki afirmou que ficou:

"Totalmente enojado" ao ver um vídeo gerado por IA. "Sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida", disse o cineasta, acrescentando que jamais incorporaria esse tipo de tecnologia em seu trabalho.

O Studio Ghibli ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, e não há confirmação de que a queda do site tenha relação direta com a polêmica.

Enquanto isso, a OpenAI demonstrou preocupação com o uso intenso de seu gerador de imagens e anunciou um limite temporário de três imagens por dia na versão gratuita do ChatGPT.