Google testa link de avaliações locais com visões gerais de IA

Experimentação conecta botão de "Avaliações" do Perfil da Empresa a resumos gerados por Inteligência Artificial

Google testa link de avaliações locais com visões gerais de IA
Com essa atualização, o usuário seria direcionado para um resumo inteligente gerado por IA. Créditos: pexels.

O Google está testando uma nova forma de apresentar informações sobre negócios locais, conectando o botão "Avaliações" nos Perfis de Empresas diretamente com as Visões Gerais geradas por Inteligência Artificial.

Essa mudança, descoberta por Todd Hayes, pode transformar a forma como os usuários descobrem a reputação de estabelecimentos. As informações são do Search Engine Roundtable.

Avaliações Sintetizadas pela IA: Mais Eficiência, Menos Cliques?

Ao clicar em "Avaliações" no painel de informações de uma empresa, em vez de navegar pela lista de comentários, o usuário seria direcionado para um resumo inteligente gerado por IA.

Embora isso possa agilizar a obtenção de informações relevantes, levanta questões sobre o impacto no tráfego direto para os sites das empresas.

VEJA TAMBÉM: Visões Gerais de IA derrubam cliques em até 34,5%, revela análise independente

Essa integração demonstra o crescente uso da IA pelo Google para melhorar a experiência do usuário, um tema que exploramos recentemente na SEO Lab ao discutir como oYouTube Começa a Testar Visões Gerais com IA nos Resultados de Busca.

O Potencial Impacto no Tráfego e nas Estratégias de SEO Local

A aposta do Google nas Visões Gerais de IA é evidente, como discutimos em nossa matéria sobre como o Google diz que AI Overview tem 1.5 bilhão de usuários mensais, mas evita falar sobre queda nas taxas de cliques.

A possível ligação das avaliações locais com essas visões gerais pode intensificar essa tendência, na os usuários obtêm informações valiosas sem necessariamente clicar nos links dos sites.

Ainda não há confirmação se essa funcionalidade será lançada, mas o teste indica o foco do Google em otimizar a informação local com IA, o que pode trazer desafios para as estratégias de SEO local focadas em tráfego direto.