Google promete facilitar compartilhamento das Visões Gerais de IA
Vice-presidente da Busca diz que empresa está trabalhando para melhorar a forma como usuários exportam e compartilham as respostas geradas por IA. Anúncios oficiais podem vir no Google I/O

As Visões Gerais de IA, também conhecidas como AI Overviews, estão ganhando cada vez mais espaço nos resultados da Pesquisa Google.
Mas se por um lado elas estão moldando o jeito como consumimos informação, por outro, ainda deixam a desejar em funcionalidades básicas, como o simples ato de compartilhar uma resposta com outra pessoa.
Foi exatamente sobre isso que Robby Stein, vice-presidente de produto da Busca do Google, se pronunciou nos últimos dias.
Respondendo a uma pergunta no X (antigo Twitter), ele afirmou que a empresa está "trabalhando para facilitar o compartilhamento" dessas visões, tanto nas respostas da Pesquisa quanto no modo IA (AIMode), ainda em beta nos Search Labs.
working on making sharing easier!
— Robby Stein (@rmstein) May 14, 2025
As informações são do site Search Engine Roundtable.
Leia também: Google amplia visões gerais de IA para turismo, entretenimento e mais: veja os impactos
O que pode mudar no compartilhamento?
Atualmente, as Visões Gerais de IA oferecem algumas opções básicas de exportação: copiar o texto, enviar como rascunho no Gmail ou jogar direto no Documentos Google.
Mas ainda não é possível, por exemplo, compartilhar como imagem ou captura de tela, o que seria uma forma bem mais prática de mostrar uma resposta exatamente como apareceu para você.
A sugestão partiu de um usuário, e Stein acenou positivamente. Apesar de não entrar em detalhes, a fala dele alimenta a expectativa de que o Google aproveite a conferência I/O, marcada para os próximos dias, para anunciar novas formas de exportação e compartilhamento.
Entre promessas e polêmicas: os efeitos das AI Overviews
A fala de Stein vem em um momento delicado para o Google. Nos bastidores, cresce o desconforto de publishers e produtores de conteúdo que relatam quedas significativas nas taxas de cliques, justamente por causa das Visões Gerais de IA.
Como mostramos na SEO Lab, embora o tráfego geral no Google tenha crescido com a chegada da IA generativa, os usuários estão interagindo menos com os resultados. Ou seja: acessam, leem o que a IA resume e... vão embora.
Lei também: Visões Gerais de IA do Google citam menos páginas do Top 10 após atualização de março
Pior ainda: uma análise independente revelou que os cliques chegaram a cair até 34,5% em sites que antes apareciam bem posicionados, conforme destacamos nesta matéria.
Quem está sendo citado nas respostas da IA?
Para os produtores de conteúdo, um ponto ainda nebuloso é entender quem a IA está escolhendo para referenciar, e por quê.
Afinal, se o tráfego está caindo, pode fazer toda a diferença conseguir estar entre os poucos links citados nessas visões gerais.
Um levantamento recente, que também comentamos aqui na SEO Lab, mostrou que os grandes veículos de mídia e sites com autoridade técnica continuam sendo os mais mencionados.
Mas ainda assim, há uma seleção opaca de fontes, o que gera mais insegurança para quem depende do Google para gerar receita.
Google diz que qualidade dos cliques está melhor
Diante das críticas, o Google vem tentando equilibrar o discurso. Recentemente, a empresa argumentou que, embora o volume de cliques possa ter diminuído, a qualidade dos acessos teria melhorado, com usuários mais propensos a realmente interagir com os sites.
Esse ponto também foi abordado em uma de nossas publicações mais recentes, que você pode conferir aqui.
O que esperar do Google I/O?
Com o I/O batendo à porta, a expectativa é de que o Google traga não apenas avanços na forma como a IA generativa se integra à busca, mas também responda às pressões do mercado editorial e de conteúdo.
E se o tal botão de "compartilhar como imagem" aparecer, será só um pequeno passo num campo de batalha bem maior, o da visibilidade e monetização num cenário dominado por IA.