Google promete facilitar compartilhamento das Visões Gerais de IA

Vice-presidente da Busca diz que empresa está trabalhando para melhorar a forma como usuários exportam e compartilham as respostas geradas por IA. Anúncios oficiais podem vir no Google I/O

Google promete facilitar compartilhamento das Visões Gerais de IA
Robby Stein, do Google, sinalizou que novidades sobre compartilhamento estão no forno, especialmente no que diz respeito às Visões Gerais de IA. Créditos: Unsplash.

As Visões Gerais de IA, também conhecidas como AI Overviews, estão ganhando cada vez mais espaço nos resultados da Pesquisa Google.

Mas se por um lado elas estão moldando o jeito como consumimos informação, por outro, ainda deixam a desejar em funcionalidades básicas, como o simples ato de compartilhar uma resposta com outra pessoa.

Foi exatamente sobre isso que Robby Stein, vice-presidente de produto da Busca do Google, se pronunciou nos últimos dias.

Respondendo a uma pergunta no X (antigo Twitter), ele afirmou que a empresa está "trabalhando para facilitar o compartilhamento" dessas visões, tanto nas respostas da Pesquisa quanto no modo IA (AIMode), ainda em beta nos Search Labs.

As informações são do site Search Engine Roundtable.

Leia também: Google amplia visões gerais de IA para turismo, entretenimento e mais: veja os impactos

O que pode mudar no compartilhamento?

Atualmente, as Visões Gerais de IA oferecem algumas opções básicas de exportação: copiar o texto, enviar como rascunho no Gmail ou jogar direto no Documentos Google.

Mas ainda não é possível, por exemplo, compartilhar como imagem ou captura de tela, o que seria uma forma bem mais prática de mostrar uma resposta exatamente como apareceu para você.

A sugestão partiu de um usuário, e Stein acenou positivamente. Apesar de não entrar em detalhes, a fala dele alimenta a expectativa de que o Google aproveite a conferência I/O, marcada para os próximos dias, para anunciar novas formas de exportação e compartilhamento.

Entre promessas e polêmicas: os efeitos das AI Overviews

A fala de Stein vem em um momento delicado para o Google. Nos bastidores, cresce o desconforto de publishers e produtores de conteúdo que relatam quedas significativas nas taxas de cliques, justamente por causa das Visões Gerais de IA.

Como mostramos na SEO Lab, embora o tráfego geral no Google tenha crescido com a chegada da IA generativa, os usuários estão interagindo menos com os resultados. Ou seja: acessam, leem o que a IA resume e... vão embora.

Lei também: Visões Gerais de IA do Google citam menos páginas do Top 10 após atualização de março

Pior ainda: uma análise independente revelou que os cliques chegaram a cair até 34,5% em sites que antes apareciam bem posicionados, conforme destacamos nesta matéria.

Quem está sendo citado nas respostas da IA?

Para os produtores de conteúdo, um ponto ainda nebuloso é entender quem a IA está escolhendo para referenciar, e por quê.

Afinal, se o tráfego está caindo, pode fazer toda a diferença conseguir estar entre os poucos links citados nessas visões gerais.

Um levantamento recente, que também comentamos aqui na SEO Lab, mostrou que os grandes veículos de mídia e sites com autoridade técnica continuam sendo os mais mencionados.

Mas ainda assim, há uma seleção opaca de fontes, o que gera mais insegurança para quem depende do Google para gerar receita.

Google diz que qualidade dos cliques está melhor

Diante das críticas, o Google vem tentando equilibrar o discurso. Recentemente, a empresa argumentou que, embora o volume de cliques possa ter diminuído, a qualidade dos acessos teria melhorado, com usuários mais propensos a realmente interagir com os sites.

Esse ponto também foi abordado em uma de nossas publicações mais recentes, que você pode conferir aqui.

O que esperar do Google I/O?

Com o I/O batendo à porta, a expectativa é de que o Google traga não apenas avanços na forma como a IA generativa se integra à busca, mas também responda às pressões do mercado editorial e de conteúdo.

E se o tal botão de "compartilhar como imagem" aparecer, será só um pequeno passo num campo de batalha bem maior, o da visibilidade e monetização num cenário dominado por IA.