Google expande o Modo IA e permite buscas complexas a partir de imagens
Nova funcionalidade oferece respostas detalhadas com base em fotos tiradas pelos usuários, usando inteligência artificial multimodal

O Google acaba de dar mais um passo para tornar a busca por informações ainda mais inteligente e visual.
A empresa anunciou que o Modo IA, seu experimento de busca mais avançado, agora permite que os usuários façam perguntas complexas com base em imagens tiradas ou carregadas na hora.
As informações são do TechCrunch, que destacou o lançamento como uma das maiores atualizações recentes na experiência de busca da plataforma.
Com a novidade, o Google une a compreensão de linguagem natural com os recursos do Google Lens, trazendo para a busca o que há de mais avançado em inteligência artificial multimodal.
LEIA TAMBÉM: SEO na era da IA: os segredos para não sumir do Google
De acordo com o Google, o Modo IA é capaz de analisar a imagem completa — entendendo objetos, formas, cores, materiais e até a relação entre os elementos presentes.
Utilizando uma técnica chamada query fan-out, o sistema consegue fazer várias perguntas automaticamente sobre a cena e devolver respostas aprofundadas.
Por exemplo, você pode tirar uma foto da sua estante e perguntar:
"Se eu gostei desses livros, quais outros semelhantes são bem avaliados?"

O Modo IA reconhecerá os títulos na imagem e recomendará novas leituras, com direito a links para mais informações ou compra.
Em seguida, ainda será possível refinar a busca com perguntas adicionais, como: "Qual dessas opções é a mais curta para uma leitura rápida?"
Essa nova funcionalidade foi disponibilizada nesta segunda-feira (7) para milhões de usuários inscritos no Google Labs, a plataforma da empresa dedicada a testes de produtos experimentais.
Antes disso, o Modo IA era exclusivo para quem assinava o plano Google One AI Premium.
LEIA TAMBÉM: IA Generativa e EEAT: Como produzir conteúdo com autoridade e confiabilidade para o Google
O lançamento faz parte do esforço do Google para competir diretamente com serviços como ChatGPT Search da OpenAI e Perplexity AI, que vêm ganhando popularidade por oferecerem respostas diretas e bem contextualizadas.
Essa atualização também se soma ao conjunto de mudanças que o Google tem implementado para redefinir sua ferramenta de busca.
Na nossa matéria sobre o Google Core Update de março de 2025, explicamos como a empresa está repensando seus algoritmos para lidar com conteúdo gerado por IA, priorizar autoridade e entregar resultados mais confiáveis. Vale a pena conferir.
A expectativa agora é de que o Modo IA continue evoluindo, ampliando suas funcionalidades e, claro, mudando a forma como nos relacionamos com a busca na internet.