Google diz que AI Overview tem 1,5 bilhão de usuários mensais, mas evita falar sobre queda nas taxas de cliques

Durante teleconferência de resultados, empresa promoveu o recurso de IA na busca, mas não respondeu como ele afeta o tráfego orgânico

Google diz que AI Overview tem 1,5 bilhão de usuários mensais, mas evita falar sobre queda nas taxas de cliques
Alphabet destacou o crescimento do AI Overview. Créditos: Pexels.

Durante a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2025, a Alphabet destacou o crescimento do AI Overview — também chamado de Visões Gerais — e afirmou que o recurso atinge mais de 1,5 bilhão de usuários por mês.

O recuso oferece respostas geradas por inteligência artificial que o Google exibe no topo da página de resultados em algumas buscas.

Elas têm o objetivo de resumir a resposta completa à pergunta do usuário, combinando informações de várias fontes da web.

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O dado, apresentado como um marco positivo, foi um dos principais destaques da fala de Sundar Pichai, CEO da Alphabet/Google.

Apesar da comemoração, o Google evitou comentar sobre o que tem se tornado uma preocupação cada vez maior entre publishers e profissionais de SEO: o impacto das Visões Gerais na taxa de cliques e no tráfego dos sites.

Recentemente noticiamos aqui que um estudo independente destacou uma queda de 34,5% na taxa de cliques após a presença das Visões Gerais de IA do Google.

Questionado diretamente por um analista do JPMorgan sobre esse ponto, o vice-presidente sênior Philipp Schindler disse apenas:

“Não acho que este seja o momento de entrar em detalhes sobre taxas de cliques, conversão e assim por diante.”

A resposta que não veio

A recusa em comentar sobre métricas como CTR e conversão foi vista como um sinal de que os dados podem não ser tão favoráveis quanto a empresa gostaria.

Desde o lançamento do AI Overview em maio de 2024, diversos sites relatam quedas significativas no tráfego orgânico, especialmente em buscas informacionais, onde o usuário tende a obter a resposta diretamente na SERP, sem clicar em nenhum link.

E não para por aí, nesta semana, também divulgamos que mais estudo recentes corroboram com a mesma tese de queda de cliques.

Embora o Google afirme que as Visões Gerais de IA continuam a gerar “maior satisfação e uso da busca”, como afirmou Schindler, isso não responde à principal dúvida do mercado: os resultados em IA estão canibalizando os cliques nos resultados tradicionais?

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1,5 bilhão de “usuários” — mas será que são mesmo?

Vale uma observação importante: o AI Overview não é um produto separado, com acesso exclusivo ou login próprio.

Ele é, na verdade, um recurso padrão da Busca Google, embutido nas SERPs.

Na prática, isso significa que o número de 1,5 bilhão se refere ao total de usuários que acessam o Google e são automaticamente expostos ao conteúdo gerado por IA — sem possibilidade de desativar a exibição.

A empresa também afirmou que o volume de consultas comerciais aumentou desde o lançamento das Visões Gerais, e que as consultas feitas em modo IA tendem a ser duas vezes mais longas do que as tradicionais.

Segundo o Google, esse comportamento demonstra maior engajamento com o recurso.

Monetização segue no mesmo ritmo, diz empresa

Outra alegação de Schindler foi que a monetização do AI Overview está acontecendo “aproximadamente na mesma taxa” que os formatos tradicionais de busca.

No entanto, ele não detalhou quais formatos estão sendo comparados nem apresentou métricas ou benchmarks para sustentar a afirmação.

Ao ser pressionado para esclarecer melhor esse ponto, o executivo basicamente repetiu a fala anterior:

“Vemos a monetização aproximadamente na mesma taxa, o que nos dá uma base forte sobre a qual podemos inovar ainda mais.”

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Google comemora alta na receita, mas evita debate sobre visibilidade orgânica

No geral, a Alphabet reportou US$ 66,9 bilhões em receita com publicidade, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O desempenho foi impulsionado principalmente pelos setores de finanças, seguros, varejo, saúde e turismo.

Entre os destaques da apresentação, o Google mencionou também o crescimento no uso do recurso “Círculo para Pesquisar”, que aumentou quase 40% no trimestre, e as buscas visuais com o Google Lens, que ganharam mais 5 bilhões de interações desde outubro.

Por mais que o Google esteja apostando pesado em IA e mostrando resultados financeiros sólidos, o debate sobre o impacto do AI Overview no tráfego orgânico permanece aberto.

E a ausência de dados concretos na apresentação reforça a sensação de que há mais perguntas do que respostas sobre o novo papel da IA na experiência de busca.

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