Google confirma dados do Modo IA no Search Console, mas transparência continua um problema
Novo recurso será incluído nos relatórios de desempenho, mas sem permitir separar tráfego da IA dos dados da busca tradicional, o que complica a vida de quem depende de SEO e mídia paga

O Google confirmou que vai começar a exibir dados de desempenho do Modo IA no Search Console.
Mas não se anime demais: não será possível separar esse tráfego dos dados gerais da busca na web ou de outras plataformas do Google.
Isso significa que, mesmo com a IA ocupando um espaço crescente nas buscas, ainda vamos trabalhar com números misturados e pouca clareza sobre o que vem exatamente do Modo IA.
As declarações foram feitas por John Mueller, do Google, no LinkedIn.
Segundo ele, os relatórios do Modo IA ainda não estão disponíveis, mas devem ser integrados “em breve” ao Search Console, sem separações adicionais e sem alterações previstas na API.
A integração que não entrega
Quando o Modo IA estava em fase de testes nos Laboratórios do Google, em março, a ausência de dados no Search Console até fazia algum sentido.
Mas agora que o recurso já está disponível para todos nos EUA, era de se esperar mais transparência.
Só que a situação permanece nebulosa. Como explicamos recentemente nesta matéria da SEO Lab, os links exibidos nas Visões Gerais de IA também são considerados parte do tráfego “web”, o que torna quase impossível identificar o que veio da IA e o que veio da busca tradicional. Com o Modo IA, a história se repete.
O rastreamento segue falho, e os anúncios também
Para piorar, ainda há um bug que dificulta o rastreamento do Modo IA. O Google reconheceu o problema, mas não deu previsão para resolvê-lo.
Resultado: profissionais de SEO, marketing de conteúdo e mídia paga estão praticamente operando no escuro.
E não é só o tráfego orgânico que sofre com a falta de clareza. Os anúncios que aparecem nas Visões Gerais de IA e estão sendo testados no Modo IA também não podem ser monitorados separadamente.
Você até pode estar pagando por uma impressão ali, mas não vai conseguir saber disso.
Em um momento em que mensuração e transparência deveriam ser prioridades absolutas, é curioso ver o Google dar tão pouca atenção ao rastreamento, especialmente depois das promessas feitas no Google Marketing Live.
Esse movimento, aliás, bate de frente com a tendência que discutimos recentemente nesta matéria sobre mensuração na publicidade digital, em que mostramos como a IA pode — e deve — ser usada para tornar os dados mais claros, não mais opacos.
O que isso diz sobre o futuro do SEO?
A verdade é que estamos diante de uma mudança estrutural na forma como a busca funciona.
O Modo IA não é mais um experimento: é um caminho sem volta. E o fato de ainda não termos ferramentas robustas para mensurar sua performance mostra como o Google está andando na frente, sem garantir que os profissionais que dependem da plataforma possam acompanhar.
Esse tipo de opacidade levanta questões sérias sobre o papel do SEO nos próximos anos.
Como avaliamos neste artigo da SEO Lab sobre o fim do SEO, a IA está mudando não só os formatos de resposta, mas também o jeito como o tráfego é distribuído, e quem tem controle sobre os dados.
E agora?
Enquanto isso, o conselho segue sendo o mesmo: monitore o Search Console com atenção, mas não dependa apenas dele para avaliar o desempenho das suas estratégias.
Cruzar dados com outras ferramentas e plataformas de analytics ainda é essencial para entender o que realmente está acontecendo com o seu tráfego, e com seus investimentos.
E claro: pressionar por mais transparência nunca foi tão necessário. A promessa de IA era ajudar a entender o comportamento do usuário com mais profundidade. No momento, o que temos é uma grande caixa-preta.
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