Google Chrome não vai mais implementar prompt para desativar cookies de terceiros
Gigante da tecnologia recua e manterá a opção de cookies ativa, deixando a decisão nas configurações de privacidade do navegado

Em uma reviravolta que certamente impactará a indústria de publicidade online, o Google acaba de anunciar que não implementará um prompt para forçar a desativação de cookies de terceiros no navegador Chrome.
A gigante da tecnologia informou que manterá sua "abordagem atual de oferecer aos usuários a opção de cookies de terceiros no Chrome e não lançará um novo prompt independente para cookies de terceiros". As informações são do Search Engine Roundtable.
Controle nas mãos do usuário: Google mantém opção nas configurações
Segundo o comunicado oficial, o Google afirma que
"os usuários podem continuar a escolher a melhor opção para si nas Configurações de Privacidade e Segurança do Chrome".
Essa decisão representa um recuo em relação a planos anteriores de eliminar gradualmente os cookies de terceiros, um tema que tem gerado muita discussão e apreensão no setor de marketing digital.
Vale lembrar que, em julho do ano passado, o Google já havia sinalizado que não iria descontinuar os cookies de terceiros, após diversos adiamentos de alternativas como os "Flocos" (FLoC) ao longo de vários anos.
Essa nova decisão consolida a permanência dos cookies de terceiros no Chrome por enquanto.
VEJA TAMBÉM: Google muda regras e passa a exibir anúncios do mesmo anunciante no topo e no rodapé da busca
Implicações para a indústria de publicidade online
Essa notícia é um alívio para as empresas de tecnologia de anúncios, que poderão continuar utilizando as ferramentas de segmentação de público existentes, baseadas em cookies de terceiros, sem a necessidade imediata de adotar novas alternativas.
Como bem pontuou o Search Engine Roundtable, essa decisão pode ter sido influenciada pelo crescente escrutínio regulatório, incluindo o Departamento de Justiça dos EUA já investigando as práticas do Google.
O que muda (e o que permanece) no Chrome: um resumo
Para clarear o cenário, aqui está um resumo dos pontos principais anunciados pelo Google:
- Cookies de Terceiros Permanecem: A funcionalidade de cookies de terceiros continuará ativa no Google Chrome, sendo uma opção controlável pelo usuário nas configurações.
- Modo de Navegação Anônima Bloqueia Cookies: O modo de navegação anônima do Chrome seguirá bloqueando cookies de terceiros por padrão, oferecendo uma camada extra de privacidade para quem optar por essa funcionalidade.
- Proteção de IP no Modo Anônimo: A Proteção de IP, um recurso que visa aumentar a privacidade dos usuários no modo anônimo, tem previsão de lançamento para o terceiro trimestre de 2025.
- Roteiro da API Privacy Sandbox em Revisão: O novo roteiro da API Privacy Sandbox, que visa desenvolver alternativas aos cookies com foco em privacidade, será lançado em algum momento futuro, com o Google buscando feedback da indústria para definir suas áreas de investimento.
- Segurança Reforçada Continua: O Google Chrome manterá seus recursos de Navegação Segura e outras funcionalidades de segurança com tecnologia de IA, buscando se consolidar como um navegador confiável.
LEIA TAMBÉM: Google lança novo guia de práticas para melhorar a qualidade dos anúncios no Google Ads
Anthony Chavez, vice-presidente de Privacy Sandbox do Google, reforçou o compromisso da empresa com a privacidade e a segurança:
"Continuaremos aprimorando as proteções contra rastreamento no modo de navegação anônima do Chrome, que já bloqueia cookies de terceiros por padrão. Isso inclui a Proteção de IP, que planejamos lançar no terceiro trimestre de 2025. E continuaremos investindo para tornar o Chrome o navegador mais confiável do mundo, com tecnologias como Navegação Segura, Verificação de Segurança, proteções de senha integradas, proteções de segurança com tecnologia de IA e muito mais. Em vista desta atualização, entendemos que as APIs do Privacy Sandbox podem ter um papel diferente a desempenhar no suporte ao ecossistema. Nos próximos meses, entraremos em contato com o setor para coletar feedback e compartilhar um roteiro atualizado para essas tecnologias, incluindo nossas futuras áreas de investimento. Agradecemos a parceria contínua de empresas em todo o mundo no desenvolvimento de soluções que preservam a privacidade e podem sustentar um ecossistema web saudável e próspero."
Essa decisão do Google traz um novo panorama para o futuro da publicidade digital, adiando, ao menos por enquanto, a necessidade de uma transição massiva para alternativas aos cookies de terceiros.
Resta acompanhar como a indústria reagirá a essa mudança e como o Google moldará o futuro da sua Privacy Sandbox.