Google agora pode transformar seus Docs em podcasts com Gemini

Novo recurso usa IA para gerar resumos em áudio, sugestões de escrita e análises de planilhas direto no Workspace

Google agora pode transformar seus Docs em podcasts com Gemini
Proposta é gerar visões gerais em áudio sobre o conteúdo do documento. Créditos: Reprodução/Gemini.

O Google está expandindo as capacidades do Gemini, sua inteligência artificial generativa, dentro dos aplicativos do Workspace — e a novidade mais surpreendente é que agora você poderá transformar seus documentos do Google Docs em verdadeiros podcasts.

Além disso, a IA passa a oferecer sugestões de escrita e ajuda para interpretar planilhas mais complexas.

Segundo o The Verge, a função de podcast, já conhecida por usuários do NotebookLM e do app do Gemini, será integrada ao Docs nas próximas semanas.

A proposta é gerar visões gerais em áudio sobre o conteúdo do documento, além de permitir que a IA leia o texto em voz alta.

Pode parecer um pouco exagerado — especialmente se você não pediu dois apresentadores de IA narrando suas ideias —, mas pode ser uma forma útil (e até divertida) de revisar o que escreveu.

LEIA TAMBÉM: Google anuncia versão da IA Gemini para crianças com alerta importante

Um podcast feito pelo Google Docs? Sim, com ajuda da IA

A função de áudio é só o começo. Junto com ela, chega ao Google Docs o novo recurso chamado "Ajude-me a refinar".

Em vez de simplesmente escrever o texto por você, o Gemini passará a agir como um coach de escrita, deixando comentários com sugestões de melhoria em rascunhos já existentes.

Para quem sente falta de um editor, essa IA pode ser um apoio e tanto. Esse recurso deve estar disponível ainda neste trimestre.

IA como analista de dados nas planilhas

No Google Planilhas, o Gemini também promete facilitar a vida de quem sofre com dados confusos.

O novo recurso, em teoria, será capaz de identificar tendências e fornecer orientações iniciais a partir das informações contidas na planilha — como se fosse um analista de dados sob demanda.

A funcionalidade, no entanto, só deve chegar ao Workspace até o fim do ano.

LEIA TAMBÉM: Gemini tem aumento de tráfego, mas ainda está longe de alcançar o ChatGPT

O futuro do Workspace é cada vez mais conversacional

Essas atualizações reforçam a proposta do Google de transformar o Workspace em um ambiente cada vez mais assistido por IA — onde escrever, revisar, interpretar e até ouvir seu conteúdo se torna uma experiência interativa.

Mesmo que a ideia de ouvir um podcast do próprio relatório semanal pareça esquisita no começo, o recurso pode ajudar bastante na hora de identificar pontos fracos no texto ou na organização da informação.

Aos poucos, o Gemini deixa de ser apenas uma IA de conversação e passa a ocupar um papel mais criativo e estratégico no dia a dia de quem usa os produtos do Google.